sexta-feira, 3 de junho de 2011

Você tem charme?

E o que seria está arte de ser uma pessoa com personalidade marcante.



Pense em uma pessoa charmosa, provavelmente você se lembrou de alguém simpático, atencioso, que esbanja sorrisos, não fica falando de si mesmo e se interessa de verdade pelo que você diz. Significa ser capaz de causar um encantamento imediato e fazer com que os outros se sintam realmente importantes.








Mas o charme não é uma qualidade inata, que nasceu com o indivíduo, mas com orientação necessária qualquer pessoa pode aprender a ser alguém que todos desejam ter por perto.
O charme é uma habilidade poderosa que ajuda a estabelecer relações gratificantes, ter uma vida social enriquecedora e crescer profissionalmente.






O segredo das pessoas charmosas é sua capacidade de conquistar a admiração e o respeito daqueles que as cercam.


Mas lembre-se esta qualidade só pode ser alcançada com o tempo, mas pode ser aprendida através da prática e de bastante  paciência.


Muitos pensam que o charme é um dom natural, mas isso é um engano.


É uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada, como qualquer outra.






Assim como a dança, quanto mais se pratica, mais aprende. O esforço e a atenção cuidadosa as necessidades e desejos dos outros vai tornar a pessoa mais charmosa e se tornará uma parte permanente da sua personalidade.





"Para chegar ao topo, você só precisa ter charme. O charme é feito de tudo e de nada, da vontade incontida, do olhar, do andar, das proporções do corpo, do som da voz, dos gestos tranqüilos.
Não é necessário, de forma alguma,
ser bonito;
só é indispensável ter charme."
Sarah Bernhardt

 DICAS

1o - Desenvolva a EMPATIA pois é a chave do charme.






Se você não puder saber o que faz as pessoas felizes ou tristes, você não terá como saber se está dizendo a coisa certa ou errada.
2o - Interesse-se verdadeiramente pelas pessoas

- Isto significa falar mais dos assuntos que interessam aqueles que estão a sua volta, mesmo que você não seja tão bom neles.









Se estiver em pessoas interessadas em esportes, comente sobre o jogo, ou a ascenção de um time ou jogador. Se estiver em um grupo de pessoas com o mesmo hobby, traga o assunto a tona e converse sobre filmes, escalada, pescaria, etc.




As pessoas não estão esperando que  você seja expert em tudo..
 MAS QUE TAMBÉM SAIBA OUVIR.




É o seu nível de interesse em falar de assuntos interessantes para as pessoas a sua volta que importa, tenha a mente aberta.


Deixe os outros explicarem. Se alguém pensar errôneamente que você sabe mais sobre o assunto, seja honesto e diga que seu conhecimento sobre o assunto é limitado, mas que você espera aprender mais.


3o - Goste de conheçer novas pessoas


 
- Se você conhecer alguem novo, por exemplo um colega de trabalho, um colega de escola, um amigo de um amigo, etc.



  


Pergunte sobre seus interesses e hobbies
A maioria das pessoas não gosta de pensar nessas coisas em ocasiões sociais a não ser que sejam obrigadas. 






Mesmo que o assunto surja, você deve entender o valor de tirar férias destes assuntos.



4o - Procure elogiar mais as pessoas
- Sinceridade é a maior ferramenta em ser charmoso, pois você vai ser bem visto.
 - Especialmente para desenvolver ou aumentar a auto-estima de alguém.






O grau de charme que você possui depende da criatividade do seu elogio.
Se gosta de algo ou alguém, encontrar um modo criativo de dizer e dizê-lo imediatamente é importante.





Procure desenvolver a habilidade de criar  elogios criativos na situação vivida. Tente perceber algo que aprecie em uma situação e expresse verbalmente seu agrado. 

Se perceber que alguém está se esforçando com algo, elogie mesmo que ainda ache que há espaço para melhoras no FUTURO. 


Se perceber que alguém mudou algo em si mesmo, mesmo que tenha sido uma pequena mudança exercite a arte do elogiar. 









Se perguntarem sua opinião, seja charmoso e desvie do assunto com um elogio bem abrangente e geral. Também tem o benefício de criar confiança em você.

SUGESTÃO de LEITURA

   O Poder do Charme -– Como se Tornar uma Pessoa Interessante e Irresistível ---- Brian Tracy e Ron Arden mostram como desenvolver essa importante qualidade, dando dicas práticas para você se tornar cativante, encantador e persuasivo onde quer que vá.







Principais características do livro

1. Faça o outro se sentir importante
ACEITANDO - não critique ou julgue.
APRECIANDO - sorrir e agradecer aumenta a auto-estima do outro.
APROVANDO - elogie sempre.
ADMIRANDO - parabenize por conquistas grandes ou pequenas.
ATENÇÃO - preste atenção na pessoa - sentirá valorizada.

- Estabeleça uma ligação entre as pessoas - Quando os seus olhos se cruzarem com o de outra pessoa, acene com a cabeça e sorria ligeiramente demonstrando uma sutil alegria. Não se preocupe com a reação da outra pessoa, e não exagere. Logo após o primeiro encontro procure lembrar os nomes das pessoas - Isto demanda um grande esforço para a maioria das pessoas. Repetir o nome da pessoa enquanto diz o seu vai ajudá-lo a lembrar-se mais facilmente.
   2. Saiba ouvir
  - Pare o que estiver fazendo e não interrompa. Quando o outro se calar, fique em silencio por três segundos, para mostrar que esta pensando no assunto. Sintetize o que ouviu antes de opinar. DÊ RETORNO -- Sintetize o que ouviu antes de opinar.

3. Preste atenção
  Preste atenção: contato visual, se alguém não lhe dirige o olhar, não esta prestando atenção. Flick técnica que ajuda a evitar a intimidação que o olhar fixo pode produzir. É o ato de desviar o olhar de um olho da pessoa para o outro. A falta de atividade do olho causa sensação de olhar vago. Inclinações de cabeça para ouvir: incline a cabeça de um lado para o outro. Ao falar, mantenha-a reta.


Aprovação com a cabeça:
= Movimento lento significa “Estou pensando”.
= Um pouco mais rápido, quer dizer “Você está certo”.
= Outro ainda mais rápido “Estou empolgado”.

4. Linguagem corporal


    Melhore sua postura - Enquanto estiver caminhando, é importante manter uma postura ereta porém relaxada. Pode parecer estranho ou exibicionismo quando praticar pela primeira vez, mas pratique. Relaxe os músculos da face - até que você tenha uma expressão natural e agradável permanentemente gravada na face. Para algumas pessoas, significa pensar em algo que as faz alegre. Aprimore sua postura corporal, pois ela pode dizer muito mais do que você imagina. Cabeça baixa e costas curvadas podem ser um sinal de medo e receio.
   Esteja atento para não transmitir a mensagem de insegurança.Gestos de apoio, como olhar nos olhos ou balançar a cabeça para quem está falando, criam empatia (a menos que a outra pessoa perceba que você está escondendo sentimentos), escolha suas palavras com muito cuidado e seja o mais sincero possível para não ser traído pelo corpo.

  - A cabeça pende e o olhar é amistoso, mostrando atenção e aprovação (mão no queixo é sinal de aprovação).
  - Os olhos atentos e o corpo inclinado para frente indicam atenção e interesse (sobrancelhas levantadas demonstram interesse).
 - Gestos enfáticos com as mãos é uma forma de reforçar a mensagem verbal (mãos gesticulam para dar ênfase).
 - Morder a caneta indica a necessidade de cuidado e atenção. Demonstra, ainda, medo e insegurança (o olhar de viés aumenta a incerteza).
 - Uma mão afaga o pescoço e a outra abraça a cintura, indicando a necessidade de reafirmação (os braços apegam-se ao corpo, como forma de autoconsolo).
 - Massagear a região entre os olhos (fechados) revela conflito interno em relação ao que está sendo dito (olhos fechados e sobrancelhas franzidas expressam dúvida).
 - Se estiver sentado, inclinação para frente significa que esta fascinada. Para trás, aponta que esta aborrecida. Ao cruzar as pernas, mantenha o joelho de cima apontando na direção do outro.
 
5. Participe


 - Incentivos vocais, imita sons como “hum-hum” enquanto ouve. Incentivos verbais, acrescente á conversa frases como “compreendo” e “é mesmo”.
 - O contato visual muda para que esta falando. Olhe nos olhos do interlocutor por 85% do tempo. Em grupo, olhe de uma pessoa a outra. Se for um, lhe de um lado ao outro da cabeça do ouvinte. Fale devagar, de a outra pessoa tempo para pensar.


 - Elimine interjeições: oradores despreparados abusam de sons do tipo “ah…”, “hum…”. A melhor forma de eliminá-los é usar mais silencio. Fale em tom baixo e varie a velocidade. Fale sobre o que interessa o outro.

6. Sorriso e bom humor
 -  Sorria mas cuidado com o exagero, pode dar impressão de falsidade.


 -  Faça o outro se sentir importante: não critique ou julgue. Sorrir e agradecer aumenta a auto-estima do outro. Elogie sempre. Parabenize por conquistas grandes e pequenas. Ao prestar real atenção à pessoa, ela se sente valorizada.

7. Hora de falar
   
   - O contato visual muda para quem está falando. Olhe nos olhos do interlocutor por 85% do tempo. Em grupo, olhe de uma pessoa a outra. Se for um, olhe de um lado ao outro da cabeça do ouvinte. FALE DEVAGAR Dê ao interlocutor tempo para pensar. ELIMINE INTERJEIÇÕES Oradores despreparados abusam de sons do tipo “ah...”, “hum...”. A melhor forma de eliminá-los é usar mais silêncios. BAIXE O TOM DE VOZ Fale num tom baixo. Varie a velocidade. CONDUZA A CONVERSA Fale sobre o que interessa ao outro.

   Homens: em vez de tentar impressionar falando de si, deixe-se impressionar. Pergunte sobre sua vida e ouça como se ela fosse a pessoa mais fascinante.
  
  









   Mulher: sorria com admiração,
      assim vai deixar a pessoa feliz. Qualquer expressão de elogio vai leva-la a ser uma pessoa de percepção.





OUTRAS DICAS PARA DESENVOLVER E TER CHARME


1o - Seja honesto
- Ganhar a confiança e a atenção de todos nos primeiros segundos de um encontro. Obter o apoio de pessoas que podem ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Melhorar sua habilidade de negociação


 


2o - Seja gracioso em aceitar elogios

Vá além de um mero "obrigado", e encaixe um "estou realmente grato que você gostou" ou "é muita gentileza sua ter percebido".



Estes são boas respostas para elogios. Evite devolver com uma atitude rispida. Não há nada pior para uma pessoa que faz um elogio do que receber "não, eu não sou o que você diz, e sua opinião está errada".

- O tom de voz é crucial.
- Muitas vezes o elogio sem intenções genuínas, pode ser que alguem o faça por pena, mas mesmo assim seja efusivo ao aceitar o elogio.

Vá além de um mero "obrigado", e encaixe um "estou realmente grato que você gostou" ou "é muita gentileza sua ter percebido". Estes são boas respostas para elogios.


A maioria das pessoa se sente insegura, e não têm a habilidade de aceitar elogios. Por causa disso, quando elogiar, seja sutil.
Quando você disser "você está bonita hoje", deve ser feito no mesmo tom de voz que você usaria para dizer "está um belo dia". Qualquer variação do seu tom de voz normal vai causar suspeitas sobre a sua sinceridade.
E como você está tentando ser uma pessoa suave, alegre e cuidadosa, a sua voz vai trair sua insegurança em comentários simples e complicados.
Pratique os elogios em um gravador e veja como soa. Pratique até que consiga fazer certo.
3o - Nunca discuta
- Lembre-se de que se metade das pessoas que escutou a discussão concordar e metade discordar, você falhou em ser charmoso.






O que você diz têm que ser agradável a 100% das pessoas que irão escutar, não importa se diretamente ou não.







4o - Nunca explique nada demais
Fazer isto é forçar seu ponto de vista. Infelizmente, isto também confirma uma falta de auto-estima, pois você não consegue acreditar que os outros entenderam seu argumento.
Isto demonstra arrrogância pois mostra que você acha que as pessoas irão escutar o que você têm a dizer quando você cortar as explicações desnecessárias e forçá-las a serem ouvintes ativos.    Muitas pessoas confundem arrogância com charme. Na verdade, arrogância é anti-charme.


- Pessoas CHAMORSAS vivem para agradar os outros.
- Pessoas ARROGANTES vivem para agradar a si mesmos.

- ARROGÂNCIA só atrai os inseguras...
- Enquanto o CHARME atrai a todos ...










5o - Controle sua voz


- Se esperar muito, vai soar falso e em má hora, especialmente se outros forem mais rápido. 
- Vão dizer de você - "Oh, ele/a nunca tem nada ruim a dizer de ninguém". Eles sabem que suas reputações estão seguras com você.





MAIS DICAS


                TRABALHE SUA CONFIANÇA
   









 +

SUA HARMONIA











 +

SUA HONESTIDADE

·         


         






 +


E AÍ SERÁ CHARMOSO


























Evite devolver com uma atitude rispida.


Não há nada pior para uma pessoa que faz um elogio do que receber "não, eu não sou o que você diz, e sua opinião está errada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário